Novo plano para a exploração de Vênus

Em uma competição para atrair novas ideias acerca de novas sondas e naves coletoras de materiais, um projeto em especial atraiu as atenções da Nasa: um dirigível para flutuar na atmosfera de Vênus!

Essa ideia veio da empresa Northrop Grumman, a qual irá projetar e construir o artefato, que será denominado "The Venus Atmosferic Maneuverable Platform.

Os desafios são muitos. Primeiro que a atmosfera de Vênus é muito densa e ácida, com a presença de gases como dióxido de carbono e ácido sulfúrico. As temperaturas da sua superfície foram medidas em 465ºC e a pressão atmosférica do planeta é 90 vezes maior que a da Terra, embora ambos planetas tenham tamanhos similares.


Muitas tentativas para coletar dados da superfície de Vênus já foram feitas, mas sem muito sucesso. O fato de a pressão ser elevadíssima, assim como a temperatura, fazem com que os robôs que chegam à superfície sejam esmagados e destruídos, durando apenas pouco tempo funcionando (embora que algumas imagens históricas já tenham sido obtidas durante esse curto espaço de tempo).

No entanto, falar de atmosfera de Vênus é algo diferente. Na altura que o dirigível deverá ser colocado (cerca de 60 km) a pressão atmosférica é de cerca de 1 atmosfera terrestre e a temperatura é agradável, cerca de 15ºC, o que leva a missão a ser muito mais facilitada.

Missões à atmosfera de Vênus também já foram feitas, como a da sonda Vênus Express, que durou 8 anos estudando a atmosfera venusiana. 

Estimativas indicam que a VAMP irá durar cerca de 1 ano em Vênus, mas tudo depende dos gases infláveis do dirigível. Após um longo período flutuando, esses gases irão acabar de pouco em pouco, o que significa que a VAMP irá cair aos poucos até a superfície do planeta.

Essa missão, com seus 20 kg de equipamentos de gravação poderá fazer imagens surpreeendentes da atmosfera de Vênus e ajudar a desvendar mistérios acerca de sua composição.

Nenhum comentário